quinta-feira, 29 de maio de 2014

Atualizando o balcão :)

Na verdade o título deveria ser "brigando com o sketchup"....

A ferramenta, de fato, é fantástica, porém devo admitir que algumas coisas são bem complicadas....

Estou desenhando a travessa trazeira do tampo do balcão... a travessa foi tranquilo... desenhei no sketchup e posto em seguida.

Mas para combinar com o tampo, quero fazer alguns trabalhos mais finos, como, por exemplo, verificar se a colocação de duas rosetas e algum detalhe machetado faz ou não a diferença.... e antes de fazer na travessa quero ver como fica no sketchup.

Mas, até agora, não consegui fazer o modelo da roseta decentemente... não é para ser difícil, já que é um sólido de revolução, mas admito que meus conhecimentos no sketchup ainda estão bem básicos!

Ah, para quem está curioso, aqui segue um link (possível) para as rosetas que estou falando. Importante notar que existem versões de qualidade bem melhor, como da Amana.

Assim que eu achar uma solução razoável para minha incapacidade de lidar com o sketchup, posto o modelo da roseta tipo "B" aqui.

Bom, a travessa, basicamente (sem nenhum detalhe), é essa.

Mas, finalmente, aí temos a idéia geral da travessa traseira do tampo:


Junto com o tampo, para ter uma idéia:


O tampo, além de cortado, como no post anterior, já foi devidamente lixado, selado e envernizado... ainda faltam algumas mãos de verniz. Quando estiver com o acabamento pronto, posto aqui.

domingo, 11 de maio de 2014

Balcão para lavabo - parte 2

Depois do projeto no sketchup, imprime o padrão das curvas em escala 1:1, e passei para a peça usando papel carbono (jeito bem antigo, mas bem funcional....).
Não preparei nenhuma régua especial, visto esse projeto ser único e sob medida ao lavabo.

Bom, depois de uma sessão de afiação de ferramentas, plainando um pouco a prancha formada pela junção de louro e itaúba, abaixo seguem algumas fotos de como ficou o trabalho (ainda sem ajuste com a grosa, com a spokeshave e com a lixa), a grosso modo.




Ah..... tá ficando bonito :) :)

Na próxima, vou dar lixamento, colocar a régua que fica contra a parede e começar a dar acabamento com selado e verniz submarino.

Projeto: Balcão para lavabo

Bom dia!

Estou iniciando um pequeno projeto/execução de um balcão para um lavabo, feito em madeira maciça e sob medida (até porque não conseguimos comprar nada na medida certa).

Me encorajei finalmente a sair do papel e tentar o Sketchup para marcenaria, e olha que funcionou!

Abaixo segue a imagem, apenas do tampo do balcão, com a posição da cuba de apoio, em vidro.


As curvas na esquerda e direita são necessárias em razão da porta do lavabo e da posição da bacia.
Para deixar o projeto "bonito", as curvas foram feitas com base em curvas francesas (e por isso eu fiz no sketchup, já que não consegui descobrir onde se encontrava o meu gabarito de curvas em acrílico).
Como não é uma ferramenta instalada por padrão no sketchup, entrei na 3D Warehouse da pŕopria sketchup e procurei por um plugin compatível, que é o Bezier Curve Tool (outro nome, mais técnico, para as curvas francesas).
Esse plugin pode ser encontrado no link http://extensions.sketchup.com/en/content/bezier-curve-tool.

Adaptando as curvas as distâncias necessárias ao meu projeto, acho que ficou bem bonito. Agora estou projetando o restante do balcão, com tapered legs (pernas afiladas??? - não sei se é esse o termo em português), e outras coisinhas mais que vou postar assim que possível.

A estrutura do tampo eu já tinha feito pela junção de pranchas de itaúba e louro freijó. Acho que vai ficar bonito. Depois eu posto algumas fotos aqui.

Agora vou imprimir o meu modelo (principalmente as curvas), transferir para o pranchão que eu fiz e começar a corta. Hoje é dia de hobby!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Apresentação e boas vindas

Já faz algum tempo que eu pretendia iniciar esse blog, mas de forma geral o meu tempo andava (e curiosamente está ainda mais) bastante curto...
Como o meu blog descrevendo tecnologia e outros pontos de interesse estava bastante abandonado, eu estava "desistimulado" a criar um novo blog (que também não iria receber atenção).
Mas como cada vez mais eu esqueço de detalhes interessantes e coisas que eu encontro na Internet ou soluções que eu vejo em revistas e livros, decidi criar esse blog primeiramente como um repositório próprio de coisas que eu acabo deixando passar (e que me mato depois procurando...) e igualmente como uma forma de compartilhar várias coisas interessantes que encontro e tenho encontrado nesses 4 ou 5 anos de hobby.

Em suma, para os eventuais visitantes, sejam bem vindos e participem!

Ricardo