domingo, 11 de maio de 2014

Projeto: Balcão para lavabo

Bom dia!

Estou iniciando um pequeno projeto/execução de um balcão para um lavabo, feito em madeira maciça e sob medida (até porque não conseguimos comprar nada na medida certa).

Me encorajei finalmente a sair do papel e tentar o Sketchup para marcenaria, e olha que funcionou!

Abaixo segue a imagem, apenas do tampo do balcão, com a posição da cuba de apoio, em vidro.


As curvas na esquerda e direita são necessárias em razão da porta do lavabo e da posição da bacia.
Para deixar o projeto "bonito", as curvas foram feitas com base em curvas francesas (e por isso eu fiz no sketchup, já que não consegui descobrir onde se encontrava o meu gabarito de curvas em acrílico).
Como não é uma ferramenta instalada por padrão no sketchup, entrei na 3D Warehouse da pŕopria sketchup e procurei por um plugin compatível, que é o Bezier Curve Tool (outro nome, mais técnico, para as curvas francesas).
Esse plugin pode ser encontrado no link http://extensions.sketchup.com/en/content/bezier-curve-tool.

Adaptando as curvas as distâncias necessárias ao meu projeto, acho que ficou bem bonito. Agora estou projetando o restante do balcão, com tapered legs (pernas afiladas??? - não sei se é esse o termo em português), e outras coisinhas mais que vou postar assim que possível.

A estrutura do tampo eu já tinha feito pela junção de pranchas de itaúba e louro freijó. Acho que vai ficar bonito. Depois eu posto algumas fotos aqui.

Agora vou imprimir o meu modelo (principalmente as curvas), transferir para o pranchão que eu fiz e começar a corta. Hoje é dia de hobby!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!